domingo, 21 de novembro de 2010

QUARTA POSTAGEM DE NOVEMBRO - REVISÃO

Muitas coisas faria diferente, esta foi a principal ideia que me acompanhava durante a revisita aos nove eixos do pead. Observei um crescimento em minhas reflexões e escrita desde o início. As ideias foram tornando-se mais coesas, menos abstratas. No início observei que não conseguia apresentar argumentos e evidências claras, fui crescendo aos poucos neste exercício proposto pelo Seminário Integrador.

A apresentação dos trabalhos também foi um crescente. Comecei com postagens de apenas respostas, depois acrescentei uma introdução para esclarecer sobre o que estava falando, comecei a usar cabeçalho completo de identificação. Comecei a usar uma introdução sobre o que se tratava o trabalho. Algumas postagens não tinham uma ideia de conclusão, no final já notei esta preocupação em dar um fechamento ao assunto.

Senti muita falta de não ter feito o exercício de usar as referências bibliográficas durante o curso em meus trabalhos, fiz apenas alguns pequenos ensaios, e isto me fez falta agora na construção do TCC por não achar a fonte de onde tinha tirado uma ideia de determinado autor. Piaget e Paulo Freire que foram os mais usados, gastei mais tempo procurando o texto. O diálogo com os autores também achei que deixaram a desejar em minhas postagens, poderia ter relacionado mais minha prática pedagógica com o que eles dizem.

Mas enfim tudo é um aprendizado, não teria chegado até aqui se não tivesse começado e se já soubesse tudo não teria necessidade de fazer o curso. Vi que sou capaz de ir mais além. Confesso que estou ansiosa para fazer um curso de pós-graduação e continuar crescendo. Certamente minhas produções terão um nível bem mais elaborado depois desta caminhada no curso de Pedagogia e das orientações valiosíssimas recebidas dos professores e tutores.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Cristina,

a tua reflexão sobre o processo de construção das aprendizagens, em especial da escrita, está excelente. A tua percepção sobre as mudanças na tua expressão escrita revelam o teu amadurecimento como autora que quer se fazer entender pelo leitor: introduzindo, desenvolvendo e concluindo os teus pensamentos. Ao mesmo tempo em que constatas que a solicitação para incluírem referências completas não se trata apenas de uma formalidade ou mesmo da justa valorização dos autores, mas também é uma forma de conseguir localizar os originais depois de um tempo. Estas descobertas, com certezas, irão contribuir muito para a continuidade da tua formação.
Um grande beijo já com uma pontinha de saudade,
Profa. Nádie