sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SEGUNDA POSTAGEM DE NOVEMBRO - EIXO VIII

O eixo VIII do curso de Pedagogia da UFRGS, foi dedicado à realização do estágio supervisionado o qual realizei com uma turma de pré-escola na Escola Estadual Emílio Tarragô , no município de Capão da Canoa. Meu trabalho docente procurou seguir a proposta sócio-interacionista, abordada por Vigotsky e Jean Piajet. Ambos destacam que o conhecimento é construído pelo sujeito. Na essência de suas obras entendo claramente uma referência à formação de sujeitos políticos, autônomos e emancipados o que requer um fazer pedagógico que vai das atividades espontâneas dos indivíduos às suas reconstruções do objeto do conhecimento a partir da sua relação com o mais experiente, no caso aqui a autoridade do professor.


Esta prática pode ser confirmada ao trabalhar com os Projetos de Aprendizagens (PA) onde pude evidenciar efetivamente o contato das crianças e interação com o objeto de conhecimento, levando para novas descobertas. Esta interação delas com o objeto do conhecimento, realmente é capaz de desenvolver sua autonomia, depois da conclusão de nossa pesquisa, eles se deram conta que poderiam também pesquisar sobre outros assuntos.


Minha função neste processo como professora foi de mediadora e não de detentora do saber, eu abri os espaços, orientei na escolha dos materiais, mostrei os caminhos e fui questionando durante o processo para que os alunos percebessem se estavam no caminho certo ou não, articulando entre os alunos as formas de trabalho, os objetivos, os interesses, cuidando para que o ambiente de trabalho fosse propício e harmonioso e ajudando a providenciar os recursos para a pesquisa. Como os alunos ainda não escrevem, eu organizava e registrava todas as falas e descobertas da turma.


Destaco o trabalho com o PA como a principal atividade que levou a me apropriar de uma metodologia que valoriza o processo e não apenas o resultado final. Ofereceu um suporte de como trabalhar as diferenças por incluir a todos os alunos e exercitar constantemente o respeito a opinião do outro. Este exercício deixou-me com mais autoridade sobre o assunto de projetos, que era um desafio e precisava enfrentar e de acordo com Piaget o novo desacomoda, desequilibra para que depois haja a assimilação, acomodação dos dados e a transformação em novos conhecimentos.


2 comentários:

Roberta disse...

Cristina!!

Traz experiências tuas e faz reflexões importantes sobre o teu estágio e a forma que levaste a teoria para a tua sala de aula.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi querida,

passei por aqui e fiquei com uma dúvida de ordem conceitual: onde tu encontrou que a proposta de Jean Piaget é sócio-interacionista? Quando se coloca estes dois autores juntos é preciso ter o cuidado de não trazer interpretações equivocadas.
Sugiro que fundamentes mais claramente a aproximação entre os dois autores e destaque em que aspectos eles se distanciam na compreensão da aprendizagem, ok?
Estou a tua disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o meu comentário.
Um carinhoso abraço e votos de uma ótima semana!
Profa. Nádie