segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TERCEIRA POSTAGEM DE NOVEMBRO - EIXO IX

A construção do trabalho de conclusão (TCC) do Curso Licenciatura em Pedagogia da Ufrgs aconteceu no nono semestre. Minha questão inicial da pesquisa seria sobre os limites na Educação Infantil, depois por orientação de minha supervisora do TCC, resolvi investigar sobre a construção da autoridade do professor em sala de aula. Embasei a pesquisa principalmente nos autores Paulo Freire, François Dubet, Yves de La Taille. Nesta construção, muitas perguntas e dúvidas que me preocupavam a respeito da às vezes tão difícil relação professor e aluno, ganharam um novo olhar. Eu comecei a refletir sobre como meu aluno está me vendo, que reações minhas atitudes provocam nele, qual o grau de credibilidade, afetividade e segurança do que estou fazendo, passo para ele. Estes três conceitos senti estarem interligados entres os autores que li para fazer o trabalho.

Sob a orientação de minha supervisora fui muitas vezes advertida para não fazer “generalizações”, esta palavra vou levar comigo por muito tempo, ou generalizando, para sempre. Tornou-se um compromisso meu em muitos dos meus pensamentos, julgamentos e avaliações ver de diversos ângulos, tentar me colocar na terceira margem como fala Guimarães Rosa. Realmente para fazer uma pesquisa e mostrar seus resultados é necessário cuidado para não generalizar e tentar manter a imparcialidade. Comecei a observar isto também na escrita dos autores e percebi uma competência deles para conseguir colocar uma ideia muito importante, mas de maneira sutil, sem agredir o próprio leitor.

Um comentário:

Roberta disse...

Cristina!!

Vejo que a aprendizagem de não fazer generalizações vai ser levada para todos os aspectos da tua vida. Esse é um aprendizado muito importante.
Aguardo aqui a postagem final fazendo uma avaliação de como foi revisitar os eixos anteriores.

Abraços
Roberta